Energia Solar Fotovoltaica - Sucesso Mundial!

09/05/2023

    O Sol é a fonte primária de energia da Terra, pois fornece a energia necessária para sustentar todas as formas de vida e todas as fontes de energia que utilizamos. A Energia Solar é a base para muitas outras formas de energia que usamos, incluindo hidrelétrica, eólica, biomassa e combustíveis fósseis.

    A energia hidrelétrica é gerada a partir da energia cinética da água em movimento, alimentada pela Energia Solar que evapora a água, formando nuvens que depois se transformam em chuva ou neve. Isso faz com que a energia hidrelétrica seja dependente da Energia Solar, sem a qual não haveria chuvas.

    A energia eólica, por sua vez, é gerada a partir do movimento do ar, o vento, que é impulsionado pela Energia Solar a qual aquece a superfície da Terra de maneira desigual. O aquecimento desigual cria áreas de alta e baixa pressão, que fazem com que o Ar se mova e gere energia eólica.

    Já os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, são formados a partir de matéria orgânica que é enterrada e comprimida ao longo do tempo. Essa matéria orgânica se originou a partir de organismos que, por sua vez, obtiveram energia do Sol. Portanto, os combustíveis fósseis são também  dependentes da Energia Solar.

    A biomassa é gerada a partir de materiais orgânicos, como madeira, palha, bagaço de cana-de-açúcar, entre outros. Esses materiais, assim como o Etanol, Metanol, etc., são produzidos por plantas que obtêm energia do Sol por meio do processo de fotossíntese, e depois a destilação feita pelo Homem.

    Por outro lado, a energia atômica é a exceção à dependência direta da Energia Solar, pois é gerada a partir da fissão ou fusão de átomos, e não da Energia Solar. No entanto, mesmo a energia atômica pode ser vista como indiretamente dependente da Energia Solar, já que a energia das estrelas no Universo, incluindo o Sol, é gerada por meio da fusão nuclear.

    Portanto, o Sol é a fonte primária de energia da Terra, e todas as outras energias que utilizamos são, de uma forma ou outra, dependentes da Energia Solar. O conhecimento dessa interdependência pode nos ajudar a valorizar ainda mais a importância da Energia Solar e da necessidade de desenvolver e adotar cada vez mais tecnologias que aproveitem essa fonte de energia abundante e renovável. Assim, é fácil perceber a Energia Solar como a principal fonte de energia limpa e renovável do futuro e o porquê do seu estrondoso sucesso mundial, mas não se resume a isto, veja:

    A Energia Solar Fotovoltaica é uma das fontes de energia renovável mais populares do mundo. Ela é gerada a partir da conversão direta da luz do Sol em eletricidade por meio de Painéis Solares fotovoltaicos. A Energia Solar fotovoltaica tem se mostrado um sucesso mundial por diversas razões, que serão detalhadas a seguir:
    Fonte Inesgotável e Abundante: A Energia Solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável, já que o Sol é uma fonte primária de energia que não se esgota com o tempo. Enquanto outras fontes de energia, como petróleo e gás natural, são finitas, esgotáveis e altamente poluentes, a Energia Solar é uma opção sustentável que pode ser usada indefinidamente.
    Baixo Impacto Ambiental: Ao contrário de fontes de energia fósseis, como carvão e petróleo, a Energia Solar fotovoltaica não emite GEE - Gases de Efeito Estufa, ou poluentes atmosféricos. Isto significa que ela tem um impacto ambiental muito menor e é muito mais limpa do que outras fontes de energia.
    Tecnologia Acessível e Melhorias Contínuas: A tecnologia de Energia Solar Fotovoltaica tornou-se mais acessível e econômica ao longo do tempo, isto tem incentivado a sua adoção em larga escala em todo o mundo. Além disso, a tecnologia passa por um processo mundial de melhoria contínua e massivos investimentos em PD&I, representando um esforço global para a sua adoção em massa, resultando em Painéis Solares cada vez mais eficientes e duráveis.
    Redução de Custos: A Energia Solar Fotovoltaica tornou-se mais barata ao longo dos anos, graças a melhorias tecnológicas, aumento da escala de produção e incentivos governamentais. Isto tornou a Energia Solar uma opção cada vez mais viável para empresas e indivíduos.
    Contribuição para a Segurança Energética Global: A Energia Solar Fotovoltaica pode ser gerada localmente, sem a necessidade de transmiti-la a longas distâncias, que tem altos custos envolvidos, o que contribui para a segurança energética de uma região. Isto significa que não há mais necessidade da dependência de fontes de energia distantes ou vulneráveis, como hidroelétricas, petróleo importado ou usinas nucleares.
    Flexibilidade de Aplicação: A Energia Solar fotovoltaica pode ser usada em uma ampla variedade de aplicações, desde residências e edifícios comerciais a aplicações industriais e até mesmo veículos elétricos. Isso a torna uma opção flexível e versátil para suprir as necessidades cada vez maiores de energia elétrica em diferentes setores, inclusive o de mobilidade.
    Devido a essas vantagens, a Energia Solar Fotovoltaica se tornou uma fonte de energia popular e em rápido crescimento em todo o mundo. Países como China, Estados Unidos, Japão e Alemanha são líderes na produção e uso de Energia Solar Fotovoltaica. Além disso, muitos países estão implementando políticas governamentais e programas de incentivo para aumentar a adoção da Energia Solar Fotovoltaica, e o Brasil não é exceção.
    Talvez, a maior razão pela qual a Energia Solar Fotovoltaica seja um sucesso mundial é que um Sistema de Energia Solar se paga várias vezes ao longo da sua vida útil. Quando uma pessoa instala um Sistema Solar em sua casa ou empresa, ela pode economizar significativamente na sua conta de luz, por mais de 30 anos, gerando a sua própria eletricidade.
    Inicialmente, pode haver um investimento um pouco maior no Sistema Solar Fotovoltaico, mas o dinheiro economizado na conta de luz paga o custo do sistema em um período relativamente curto, entre 3 e 4 anos na média. A solução NEOGRID da SUNSET Engenharia por exemplo, maximiza o Retorno Financeiro sobre o investimento inicial, bem como evita a cobrança de impostos sobre a Energia Solar .
    Após o período de Retorno do Investimento, a economia continua a ser gerada na conta de luz do cliente durante a vida útil do Sistema Solar, por mais de 30 anos. Isso ocorre porque a Energia Solar é uma fonte primária e gratuita de energia que não depende de preços variáveis do mercado ou flutuações no preço do combustível, ou períodos de secas com tarifas aumentadas. Durante esse longo período, o sistema gera eletricidade suficiente para atender às necessidades de energia da casa ou empresa e, com a economia gerada na conta de luz, o Sistema Solar se paga múltiplas vezes.
    Além disso, com a melhoria contínua da tecnologia Solar, os Sistemas Fotovoltaicos estão se tornando mais eficientes e duráveis, o que significa que a vida útil do sistema pode ser ainda mais longa e a economia gerada na conta de luz pode ser ainda maior.
    Por todas essas razões, a Energia Solar Fotovoltaica é um sucesso mundial, não apenas por suas vantagens ambientais e sua contribuição para a segurança energética, mas também porque oferece aos clientes a oportunidade de economizar dinheiro em suas contas de luz a longo prazo, que na média chega a Milhões de Reais.
    A Energia Solar Fotovoltaica está se tornando uma fonte de energia cada vez mais popular e importante em todo o mundo, ultrapassando as demais fontes de energia elétrica, incluindo hidrelétricas, eólicas e termoelétricas. Isto se deve a uma série de fatores, incluindo:

  • Preços competitivos: A Energia Solar Fotovoltaica tornou-se cada vez mais competitiva em termos de preço em relação a outras fontes de energia elétrica, tornando-se uma opção mais atraente para consumidores e empresas. Em muitos casos, a Energia Solar Fotovoltaica é agora a opção mais econômica para gerar eletricidade no mundo.
  • Escalabilidade: A Energia Solar Fotovoltaica é escalável, o que significa que pode ser usada em pequena ou grande escala, desde Sistemas Solares residenciais até Usinas Solares de grande porte. Isso a torna uma opção flexível para atender às necessidades de diferentes setores e regiões.
  • Disponibilidade de recursos: A Energia Solar é uma fonte de energia abundante e disponível em todo o mundo, tornando-se uma opção viável em muitas regiões do Planeta. Ao contrário de outras fontes de energia que podem depender de condições climáticas específicas, a Energia Solar está disponível durante o dia em quase todas as regiões do mundo.
  • Baixo impacto ambiental: A Energia Solar Fotovoltaica tem um impacto ambiental muito menor do que outras fontes de energia, como hidrelétricas, termoelétricas e usinas nucleares. A Energia Solar não emite gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos, e a construção de Usinas Solares tem menos impacto ambiental do que outras infraestruturas de energia.
 Um exemplo de como a Energia Solar Fotovoltaica está ultrapassando outras fontes de energia elétrica é a China, o maior produtor mundial de Energia Solar. Em 2020, a China instalou 48,2 Gigawatts de Energia Solar Fotovoltaica, ultrapassando a capacidade de energia hidrelétrica instalada pela primeira vez. Isso ocorreu porque a Energia Solar se tornou uma opção mais acessível e viável em muitas regiões da China, também em áreas remotas ou de difícil acesso.
Outro exemplo é a Califórnia, nos Estados Unidos, onde a Energia Solar Fotovoltaica ultrapassou a geração de energia hidrelétrica pela primeira vez em 2019. Isso ocorreu porque a Energia Solar é uma opção mais atraente e competitiva em termos de preço na Califórnia, onde há muito Sol e uma política governamental aguerrida, que incentiva a adoção de fontes de energia renovável.
Em resumo, a Energia Solar Fotovoltaica está ultrapassando outras fontes de energia elétrica devido a sua competitividade em termos de preço, escalabilidade, disponibilidade de recursos e baixo impacto ambiental. À medida que a tecnologia Solar continua a melhorar e os preços continuam a cair, a Energia Solar se tornará uma opção cada vez mais viável e atraente em todo o mundo.
O Brasil não é exceção e, de fato, é outro exemplo de como a Energia Solar Fotovoltaica está ultrapassando outras fontes de energia elétrica, incluindo hidrelétricas. Em 2022, a Energia Solar ultrapassou a geração hidrelétrica de Itaipú pela primeira vez na história do país, atingindo 14 GW de geração, de acordo com dados da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Isso ocorreu porque a Energia Solar Fotovoltaica tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos, principalmente devido ao aumento da capacidade instalada e a redução dos custos dos equipamentos, bem como o excelente Retorno Financeiro sobre o investimento inicial no Brasil. O país tem um grande potencial de Energia Solar, um dos maiores do mundo por ser um país equatorial com alta Insolação, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste, onde há muita Radiação Solar ao longo do ano.
Além disso, o Brasil vem enfrentando uma série de crises hidrológicas nos últimos anos, o que tem afetado a capacidade das hidrelétricas de gerar energia elétrica de maneira consistente e sustentável, sendo que também não há mais condição de se implantar novas usinas hidroelétricas de grande porte como Itaipu, por não serem mais economicamente viáveis. A geração de Energia Solar, por outro lado, é menos afetada por essas crises, já que depende da Radiação Solar e não das chuvas, tornando-se assim a principal fonte de energia, capaz de mitigar os nossos problemas com eletricidade no futuro próximo.
Com isso, muitos consumidores e empresas brasileiras têm investido em Sistemas Solares Fotovoltaicos para reduzir suas contas de luz e garantir o suprimento de energia elétrica. E o governo brasileiro tem implementado políticas e programas de incentivo para aumentar a adoção de fontes de energia renovável, incluindo, principalmente a Energia Solar.

Em resumo, o Brasil é mais um exemplo de como a Energia Solar fotovoltaica está se tornando uma fonte de energia elétrica cada vez mais importante e competitiva em todo o mundo, ultrapassando muitas outras fontes de energia, incluindo hidrelétricas. Com seu grande potencial Solar e políticas governamentais favoráveis, o Brasil tem um futuro promissor para a Energia Solar Fotovoltaica.


CONCLUSÃO:

Dessa forma, mesmo com o novo Imposto do Sol que entrou em vigor dia 07/01/2023 através da Lei 14.300, a Energia Solar continua sendo uma alternativa muito atraente como um investimento financeiro, pois, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e valorização da propriedade, oferece a vantagem de reduzir a dependência das tarifas de energia elétrica e a exposição a possíveis aumentos tarifários, e ainda, possibilita Ganhar Dinheiro, com o Retorno do Investimento após o Payback final. 

Eng. Tony Saad - CEO da SUNSET Engenharia Elétrica Fotovoltaica Ltda.

Engenheiro Eletricista e Eletrônico formado pelo Centro Universitário da FEI em São Bernardo do Campo SP, com Master Degree em Energia Elétrica Fotovoltaica pela TUDelft - Universidade de Tecnologia da Holanda - Fundação da Universidade de Harvard e do M.I.T., com mais de 30 anos de experiência internacional no mercado de Projetos de Engenharia Elétrica, atual CEO - Diretor Presidente da SUNSET Engenharia Elétrica Fotovoltaica Ltda..